Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.7/5 (452 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página


A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA BÍBLIA
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA BÍBLIA

A importância da família na Bíblia

 Provérbios 22:6
 
"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele."

 

1 > A palavra família aparece 90 vezes na Bíblia (68 no Antigo e 22 no Novo Testamento).

2 > Logo depois de ter criado todas as coisas, a atenção de Deus foi voltada em criar o homem (Gn 1:26), e logo em seguida lhe deu uma mulher (Gn 2:18), com a qual, em pouco tempo, ele teve filhos (Gn 4:1,2), constituindo assim, a primeira família da face da terra.

3 > A família é tão importante para Deus que quando Ele decidiu mandar um dilúvio pra destruir todo o povo da terra, devido aos seus grandes pecados, Ele fez questão de preservar uma família, a família de Noé, que era um homem fiel (Gn 3:6-8); e um fato bastante interessante é que Ele não se limitou a salvar simplesmente a família dele para dar seguimento à raça humana (Gn 7:1); mas Ele mandou que Noé também colocasse na arca um casal de cada espécie de animal (Gn 7:2,3), demonstrando também assim preocupação com a preveservação das famílias dos seres irracionais.

4 > Abraão, o maior pai da história, teve Ismael, o seu primeiro filho, aos 86 anos de idade com Agar, sua escrava (Gn 16:15,16); e teve Isaque, seu primeiro filho com Sara, sua legítima esposa, quando ele já estava com 100 anos de idade e ela com 90 (Gn 17:17; 21:5), e ela era estéril (Gn 11:30).

5 > O segredo para se ter uma família saudável é, simplesmente, dar aos seus filhos uma boa educação espiritual (Pr 22:6); a Bíblia nos mostra isso de várias maneiras:

a - Os que são ensinados a güardar o caminho do Senhor aprendem a agir com justiça e juízo:

Gênesis 18:19 = Porque eu o tenho conhecido, que ele há de ordenar a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do SENHOR, para agirem com justiça e juízo; para que o SENHOR faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado.

b - Devemos passar aos nossos filhos tudo o que temos aprendido de Deus:

Deuteronômio 4:9 = Tão-somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e se não apartem do teu coração todos os dias da tua vida, e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos.
c - O nosso lar deve ser um santuário de constante adoração e ensinamento da Palavra de Deus:
Deuteronômio 6:6,7 = E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; 7 = e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.
 
d - Para que a Palavra de Deus e suas doutrinas não sejam esquecidas ao longo do tempo, ela tem que ser passada de pai para filho:

Salmos 78:1-6 = Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os ouvidos às palavras da minha boca. 2 = Abrirei a boca numa parábola; proporei enigmas da antiguidade, 3 = os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado. 4 = Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do SENHOR, assim como a sua força e as maravilhas que fez. 5 = Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos, 6 = para que a geração vindoura a soubesse, e os filhos que nascessem se levantassem e a contassem a seus filhos;

e - É necessário ensinarmos aos nossos filhos que eles pertencem a Deus e que devem adora-lo:

1 Samuel 1:28 = Pelo que também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver; pois ao SENHOR foi pedido. E ele adorou ali ao SENHOR.

f - Aquele que é criado no caminho do Senhor desenvolve um bom caráter, tornando-se assim uma pessoa agradável:

1 Samuel 2:26 = E o jovem Samuel ia crescendo e fazia-se agradável, assim para com o SENHOR como também para com os homens.

g - Aquele que, desde a sua meninice, é instruído no caminho em que deve andar, ensina isso aos seus filhos, e até no final de sua velhice güarda os mandamentos que aprendeu:

1 Samuel 12:2,3 = Agora, pois, eis que o rei vai diante de vós; e já envelheci e encaneci, e eis que meus filhos estão convosco; e eu tenho andado diante de vós desde a minha mocidade até ao dia de hoje. 3 = Eis-me [aqui,] testificai contra mim perante o SENHOR e perante o seu ungido: a quem tomei o boi? A quem tomei o jumento? A quem defraudei? A quem tenho oprimido e de cuja mão tenho tomado presente e com ele encobri os meus olhos? E vo-lo restituirei.

h - Os pais devem criar os filhos com amor e compreensão, e não simplesmente com rancor e repreensão:

Efésios 6:4 = E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

i - Aquele que é ensinado no Caminho Certo desde pequeno, cresce com sabedoria:

2 Timóteo 3:15 = E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

6 > O que os jovens mais precisam saber sobre namoro, noivado e casamento:

a - É necessário haver amor num relacionamento?

> O mais importante num relacionamento entre duas pessoas é o amor; mas o amor só pode ser verdadeiro se for gerado por Deus:

1 João 4:7 = Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a {ou o amor} caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 = Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é caridade. {ou o amor}

b - Por que não devemos ter união conjugal com pessoas que não servem a Deus?

> Porque aquele que não serve a Deus, também não serve pra nós; pois quem não leva a sério um compromisso com Ele, certamente também não levará a sério um compromisso conosco. Todos os que se casaram com pessoas que não serviam a Deus, tiveram sérios problemas: Sansão foi traído (Jz 16:18-21), Salomão saiu da presença da Deus (Ne 13:26)...:

2 Co 6:14-18 = Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 15 = E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? 16 = E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 17 = Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; 18 = e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.

c - Como saber qual é a pessoa certa?

- Pedindo a direção de Deus:

Gn 24:2-7 = E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa, 3 = para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus dos céus e Deus da terra, que não tomarás para meu filho mulher das filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito, 4 = mas que irás à minha terra e à minha parentela e daí tomarás mulher para meu filho Isaque. 5 = E disse-lhe o servo: Porventura não quererá seguir-me a mulher a esta terra. Farei, pois, tornar o teu filho à terra de onde saíste? 6 = E Abraão lhe disse: Guarda-te, que não faças lá tornar o meu filho. 7 = O SENHOR, Deus dos céus, que me tomou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua semente darei esta terra, ele enviará o seu Anjo adiante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho.

d - Por que não é lícita a prática da relação sexual fora do casamento?

- Porque o adultério é abominável aos olhos de Deus (Dt 22:13-30), e para Ele agir em nossa vida, fazendo morada em nosso ser interior devemos manter nosso corpo purificado:

1 Co 6:18-20 = Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo. 19 = Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 20 = Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

7 - O que a Bíblia diz sobre o divórcio?

a - No tempo de Moisés, um homem podia se divorciar de sua mulher simplesmente por acha-la feia:

Deuteronômio 24:1 = Quando um homem tomar uma mulher e se casar com ela, então, será que, se não achar graça em seus olhos, por nela achar coisa feia, ele lhe fará escrito de repúdio, e lho dará na sua mão, e a despedirá da sua casa.
 
b - Ainda no início do Novo Testamento, os homens usavam a lei de Moisés como pretexto para o divórcio:

Marcos 10:4 = E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar.

c - Mas Jesus combateu isso, mostrando-lhes o único motivo que poderia dar a alguém o direito de divorciar-se:

Mateus 5:32 = Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

d - E Ele ainda deixou bem claro que aquilo que Deus uniu, o homem não tem o direito de separar:

Marcos 10:6-9 = porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. 7 = Por isso, deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á a sua mulher. 8 = E serão os dois uma só carne e, assim, já não serão dois, mas uma só carne. 9 = Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

8 > Agora vamos falar da família mais importante de toda a história da humanidade, a família do nosso Senhor Jesus Cristo:

a - Jesus foi a única criança do mundo que pôde ser gerada num ventre materno sem a necessidade de um pai biológico (Mt 1:18-25).

b - Maria foi a única mãe virgem da história (Mt 1:23).

c - Deus escolheu o casal ideal para ser a família de Jesus aqui na terra: pois Maria era uma mulher honrada e José era um homem justo (Mt 1:19).

d - Embora tivessem o maravilhosíssimo privilégio de receber na terra, Jesus Cristo, Deus encarnado como homem, esse casal continuou tendo uma vida comum como qualquer outra família: Maria não era uma mulher de destaque, José era um humilde carpinteiro e Jesus seguiu essa mesma profissão (Mt 13:55).

e - Eles nos deixaram um grande exemplo de como criar nossos filhos: pois eles criaram Jesus na igreja (Lc 2:41,42,52).

f - Como em qualquer família comum, entre eles também havia problemas, e, Jesus, por ser diferente, nem sempre era compreendido por sua mãe, seus irmãos e seus parentes (Mt 12:46-50; Mc 3:21; Jo 7:5).

g - Como um bom filho, nem na hora da morte Jesus se esqueceu de tua mãe (Jo 19:25-27).

9 > Quando servimos fielmente a Deus, Ele abençoa grandemente não somente a nós, mas também a toda a nossa família:

Gênesis 45:11 = E ali te sustentarei, porque ainda [haverá] cinco anos de fome, para que não pereças de pobreza, tu, e tua casa, e tudo o que tens.

Salmos 37:25 = Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.

 
10 > Deus tem um grande e maravilhoso plano de salvação para toda a humanidade, e nele estão incluídos você e a tua família:

Gênesis 7:1 = Depois, disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.

Atos 16:31 = "... Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa!"

 

Fonte: https://sites.google.com/site/nitroinclusaodigital/a-importancia-da-familia-na-biblia