Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.7/5 (452 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página


- BATISMO
- BATISMO

A IMPORTÂNCIA DO BATISMO

 A importância do batismo; é o primeiro passo de obediência à mensagem do Evangelho. Hb. 6:2 fala do batismo como uma das doutrinas mais básicas.  Batismo só pode ocorrer depois de um entendimento correto das verdades básicas que compreendem o Evangelho

 

Por isso Jesus ordenou claramente aos seus seguidores: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16).

 

Uma reflexão sobre esta palavra "e" revela que apenas a crença no Evangelho não pode nos salvar; o batismo não é apenas uma opção extra na vida cristã, é um pré-requisito vital para a salvação. Isto não quer dizer que apenas o ato do batismo vai nos salvar; ele deve ser seguido por toda uma vida de contínua obediência à Palavra de Deus. Jesus enfatizou isto: "Em verdade, em verdade, te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (João 3:5).

 

O apóstolo Paulo recebeu uma visão dramática de Cristo que importunou tanto sua consciência que, assim que pode, ele "imediatamente... levantou-se, foi batizado" (Atos 9:18).

 

O SIGNIFICADO DO BATISMO

Batismo nada mais é que o étimo grego "βαπτο" (bapto), ao qual se acrescentou o sufixo “-ismós” para formar "βαπτισμα" (baptisma), inarredavelmente significa “imersão”, posto que exatamente esta é a etimologia do verbo “βαπτιζειν” (baptizein, "imergir"/"mergulhar"). Batizar, portanto, deve ser semânticamente comprendido como sendo o ato mergulhar um corpo dentro de outro corpo, no caso, um corpo liquido, a água. Por extensão, a ação o efeito de sepultar um morto comporta também inteira e perfeitamente toda a sematologia da palavra batismo. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imersão)

 

Uma das razões para o batismo por imersão é que submergir na água simboliza o nosso sepultamento - associa-nos com a morte de Cristo, e mostra a nossa "morte" à nossa vida anterior de pecado e ignorância. Sair da água nos conecta com a ressurreição de Cristo, relacionando-nos à esperança da ressurreição para a vida eterna na sua volta, bem como ao viver de uma nova vida agora, espiritualmente triunfante sobre o pecado, por causa da vitória de Cristo alcançada pela sua morte e ressurreição.

 

"Todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte. De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo ressurgiu dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte (pelo batismo), também o seremos na da sua ressurreição" (Rm. 6:3-5).

 

Depois de aceitar Jesus como seu salvador e Senhor o próximo passo em obediência é o batismo.

 

 

COMO NÓS DEVEMOS SER BATIZADOS?

 

Existe uma visão amplamente sustentada de que o batismo pode ser feito, especialmente para bebês, pela aspersão de água nas suas testas. Isto está em marcante contraste com o requisito bíblico de batismo.

 

Os seguintes versos demonstram que a imersão é, de fato, a forma correta de batismo:

 

- "João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo, para ser batizado" (João 3:23). Isto mostra que "muita água" era necessária para o batismo; se ele fosse feito pela aspersão de algumas gotas de água, então, apenas um balde de água seria suficiente para centenas de pessoas. As pessoas vieram a este lugar às margens do rio Jordão para batismo, em vez de João passar entre eles com uma garrafa de água.

 

- Jesus, também, foi batizado por João no rio Jordão: "Jesus, foi batizado...saiu logo da água" (Mt. 3:13-16). O seu batismo foi claramente por imersão - ele "saiu da água" depois do batismo. Uma das razões porque Jesus foi batizado foi para dar o exemplo, para que ninguém possa dizer seriamente que segue a Jesus sem copiar seu exemplo do batismo por imersão.

 

Obr. Deivis Narciso