Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.7/5 (452 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página


CHEGAR MAIS PERTO DE DEUS
CHEGAR MAIS PERTO DE DEUS

Tiago 4:8

Para que uma pessoa realmente e possa chegar mais perto de Deus, é preciso que ela dê alguns passos. São sobre esses passos que vamos falar.

  1. Primeiro Passo: VONTADE: - Por que é preciso vontade para que uma pessoa possa se aproximar de Deus, chegar mais perto de Deus?
  • Primeiro, porque Deus nos criou com livre arbítrio, isto é, com capacidade e direito de escolha... Portanto, Deus não força ninguém – Podemos ver o exemplo de Josué, que disse ao povo de Israel (JS 24:15): “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos Amorreus, em cuja terra habitais; porem eu e minha casa serviremos ao SENHOR”.
  • Segundo, Deus quer que todos se acheguem a Ele, porem de modo espontâneo. O salmo 100:2 revele isto: “Adorem com alegria e venham cantando até a sua presença”. Adorar com alegria e entrar dançando na presença do Senhor: Acho que até da para fazer isso obrigado...talvez conseguimos enganar o pastor, ou a pessoa que tá dirigindo o louvor, mas com certeza, não enganaremos a Deus. Deus está esperando nosso louvor, nossa adoração e a entrega de nossa vida de todo o coração. Não cola fazer isso para Deus de forma obrigada; a adoração tem que ser espontânea.
  1. Segundo Passo: RENÚNCIA: - Uma prova quanto a necessidade de renuncia para chegarmos mais perto de Deus, está exatamente na segunda parte desse verso de Tg 4:8: “...Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração”.

Recomendação ou melhor dizendo ordens simbolizam que:

  • “Purificai as mãos”, simboliza o abandono dos males morais, como aqueles mostrados no começo deste capitulo 4 de Tiago. Vejamos:
    • OS PRAZERES DA CARNE, v.1, "De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vê, disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam”;
    • COBIÇAS E INVESJAS, v.2, “Cobiçais, e nada tendes, matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar;
    • AMIZADE COM O MUNDO, v.4, “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constituiu-se u=inimigo de Deus”;
    • ORGULHO, v.6, “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas da graça aos humildes”.

Essas são algumas das coisas, das quais, precisamos nos livrar completamente, pois tais coisas impedem a nossa real aproximação de Deus...elas são como pedras de tropeço no caminho. Em Isaias 59:2 diz: “Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.

 

Quanto a “limpai ou purificai o coração”, significa a purificação do nosso íntimo, a limpeza de todos os males que muitas vezes estão armazenados dentro de nós, no íntimo do nosso ser.

  • Uma limpeza apenas externa ou superficial, não tem valor algum diante de Deus. Uma capa religiosa não combina com o Deus de graça.
  • Deus disse a respeito dos fariseus em Mt 23:27-28: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade”.
  • Portanto para chegarmos mais perto de Deus, é preciso que também dê esse passo: o asso da renuncia, que implica em deitar fora daquilo que é mau, pecaminoso.
  • Vale lembrar que o ESPIRITO Santo, usando a própria Palavra de Deus, que nos limpa e purifica do nosso pecado, como certa vez o Senhor declarou aos discípulos em Jo 15: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.
  • Romanos 8:37/39 “Mas em todas estas coisas somo mais que vencedores, por aquele que nos amou...
  1. 3.       Terceiro Passo: FIRMEZA:
  • Tiago 4:8 faz referência às pessoas que não tem firmeza. Lemos o seguinte: “Vós que sois de animo dobre” ou “vocês que tem a mente dividida”
  • As pessoas têm o ânimo dobre são as que tem o coração dividido, mostram-se instáveis, ou seja, pessoas que tomam decisões hoje que prontamente revogam, desfazem, amanhã. São aquelas que as vezes querem ser amigas de Deus, mas são mais amigas do mundo também.
  • Deus não aceita que tenhamos um coração dividido. No v.4: “adúlteros e adulteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
  • Por isso que é necessário o passo da firmeza: resolva ser firme na fé, firme espiritualmente, firma na palavra, porque esse, de fato, é um passo fundamental, para que alguém possa se achegar mais a Deus.
  • Segue no sol, segue na chuva...
  • No momento de alegria ou de dificuldade, sirvamos a Deus;

CONCLUSÃO

Antes de qualquer coisa eu gostaria de dizer que a misericórdia de Deus se estende de geração em geração. Eu queria te dizer que o nosso arrependimento faz com que Deus apague os nossos pecados e se aproxime de nós.

Maior interessado em estar perto de você é Deus. Ele te ama. Ele mandou Jesus Cristo para que esse relacionamento fosse possível.

Portanto precisamos das apenas os nossos passos VONTADE, RENÚNCIA E FIRMEZA.

 

Pr. Wellington – 10/05/2015 – IEQ Penha