Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.7/5 (452 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página


- Três Inimigos
- Três Inimigos

Textos-base: Gl 5.17-21;  1 Jo 2.15-17; 1 Jo 2.15-17

 

A Bíblia nos diz que temos três diferentes inimigos: a carne (em nós), o mundo (fora de nós) e Satanás (acima e abaixo de nós). De acordo com a posição elevada da igreja, Satanás está por baixo de nós. O Antigo Testamento usa três diferentes tribos para simbolizar estes inimigos. Os amalequitas simbolizam a carne, que deve ser vencida através de constante oração. Os egípcios simbolizam o mundo, que precisa ser sepultado no Mar Vermelho. E os cananeus representam os poderes de Satanás, que precisam ser derrotados e destruídos um a um.

 

1.     A Carne (Gl 5.17-21) - A carne coloca-se contra o Espírito Santo. O primeiro inimigo que aparece é a carne. Ela é a natureza do pecado presente em nosso corpo mortal. Tudo o que ela produz em nós é morte, egoísmo e afastamento de Deus. Quando andamos na carne produzimos as obras da carne. Muitas vezes nos equivocamos achando que há um terreno neutro entre a carne e o espírito onde podemos trafegar, mas isso é um engano. Tudo que provém de nós mesmos, por mais interessante que seja é carne e irá produzir o fruto da carne. Como vencemos a carne? Andando no espírito, vivendo na nossa nova natureza, fluindo em Cristo, fazendo dele a nossa vida (Gl 5.16; 22-25).

 

2.     O mundo (1 Jo 2.15-17) - O mundo opõe-se ao Pai. Mundo não é o planeta terra, nem as pessoas deste mundo, as quais o Senhor ama tanto que foi capaz de entregar na cruz do calvário por elas (Jo 3.16), mas um sistema de valores caído que se opõe ao Reino de Deus, onde não há perdão, nem lugar para fracos ou imperfeitos.. Ser aliado ou defensor deste mesmo sistema egoísta e maligno é fazer uma declaração de guerra contra os céus. Jesus venceu o mundo (Jo 16.33) e ele nos promete que também iremos vencer o mundo com a nossa fé.

 

3.     Satanás (1 João 3:8) - Satanás contende com Cristo. No começo um arcanjo tornou-se egocentralizado e desejou exaltar-se para ficar igual a Deus. Foi assim que o ego entrou no mundo. Isto marca o começo do pecado, do mundo e Satanás. Satanás é o pai dos mentirosos (João 8:44). Sua semente é a mentira, ao passo que a semente de Deus é a verdade. O princípio com o qual Satanás tentou Adão a pecar é o mesmo princípio com o qual ele próprio pecou. Jesus Cristo resistiu a satanás com a sua palavra e o derrotou ressuscitando ao terceiro dia. Ele rasgou o escrito da dívida que nos fazia prisioneiros do diabo, com o qual poderia nos acusar e o expôs publicamente à zombaria, da mesma forma que faziam os conquistadores e vencedores (Cl 2.10-15). A nossa arma de vitória contra as forças do diabo é a nossa fé em Cristo. Estar em Cristo é alcançar a posição conquistada por ele, usar a autoridade dada por ele (Lc 10.19) e produzir as obras da fé em nossa vida (Jo 14.12).

 

Vemos, assim, que a carne é vencida pelo andar segundo o Espírito Santo; o mundo é vencido pelo amor ao Pai; e Satanás é vencido pela fé em Cristo.

 

 

 

 

 

Fonte: http://igrejadoporto.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=90:para-ser-um-vencedor-3-inimigos&catid=55&Itemid=646